O Mercado de Negócios da ExpoSucata

Se para você reciclagem começa por proteger o meio ambiente ou distribuir renda você está no lugar errado. Você já pode fechar esta página.

Reciclagem é, antes de qualquer coisa, um complexo NEGÓCIO.

Sem o valor dos materiais recicláveis e o interesse da indústria por
esta matéria prima a reciclagem não existira.


O interesse pelos recicláveis e seu mercado tem crescido vertiginosamente nos últimos anos, da mesma forma que a quantidade de empresas do setor e a sua competitividade.  Pandemia, guerra, falta de matérias-primas, câmbio, empresas querendo “ser ESG”...  Tudo conspira a favor da reciclagem.

Governos entram. Governos saem. Parlamentares entram. Parlamentares saem. E nada acontece de efetivo. O que vemos apenas é estes sempre se aproximando do setor, usando a imagem da reciclagem ao seu favor, mas nada ocorre para colocá-la em um outro patamar. Tudo é sempre discurso. Promessas. Palavras sobre futuro. E aí chegam as eleições, os políticos são trocados e ciclo começa novamente.

Catadores e o lobby do lixo se passam por quem de fato faz a reciclagem acontecer no Brasil e isto está a anos-luz da realidade. Mas, curiosamente, estes são os únicos ouvidos e atendidos nas esferas governamentais. Legislações são passadas sem que o setor de reciclagem seja ouvido.

A REALIDADE É UMA SÓ:
É A FORÇA DO EMPREENDEDORISMO QUE FAZ A RECICLAGEM ACONTECER.

São os empresários do setor que lidam com os altos custos logísticos, com as impurezas nos materiais, com as dificuldades para se encontrar e treinar mão-de-obra, com as fraudes tributárias, com a injusta e complexa tributação, com a concorrência desleal, com a falta de estímulo governamental nas mais diferentes esferas, com o pagamento dos seus fornecedores à vista (muitas vezes até adiantando dinheiro) e recebendo dos seus clientes à prazo, com a alta tributação na importação das melhores tecnologias, com a imagem destorcida de atravessadores e oportunistas...

São muitos os desafios do setor de reciclagem que não aparecem “a olho nu” e só quem está no dia a dia os conhece.

Mas o setor não fica parado diante os desafios.

Ele segue em frente, sem olhar para trás e não espera por ninguém.

Há quase vinte anos a EXPOSUCATA é referência no setor da reciclagem por um motivo:
promovemos REAIS transformações para quem visita e quem expõe no evento.

Honramos nossa credibilidade oferecendo um ponto de encontro único, sem comparação,
entre os grandes nomes do setor.

Temos as melhores oportunidades de negócio para aumentar os lucros
e a influência de quem faz a reciclagem acontecer no Brasil.

Seja bem-vindo ao progresso do seu negócio.

SEJA BEM-VINDO À 12a. EDIÇÃO DA EXPOSUCATA!